Olhem só que projeto funcional, do escritório de arquitetura Sinato, para este pequeno apartamento com apenas 64m² em Yokohama no Japão !
O grande diferencial deste projeto é a divisória de marcenaria em “L”, que separa as duas áreas de dormir da área de estar. Além de setorizar bem essas áreas, serve também de estante e de base para um grande banco, que circunda a estrutura, ideal para quando a casa está com mais gente. A parte superior da estrutura é de vidro, para que não interferisse no desenho do teto.
O apartamento é super claro e iluminado, com grandes janelas, tanto na sala como nos quartos. Além dos gavetões embaixo do banco, um armário alto foi criado perto do quarto, para roupas e guardados. Assim como o armário, a parede divisória, o banco e as prateleiras, são da mesma madeira clara usada no piso, não pesando em nada no espaço.
A cozinha super moderna e prática, juntamente com a mesa de jantar, ficam alinhadas junto à parede. Um detalhe interessante é o revestimento de cerâmica branca, com aproximadamente 50 cm de altura, fazendo a vez do frontispício de granito. Além de ser mais econômico, dá leveza e bossa ao projeto. A louça é guardada em prateleiras abertas. Mais uma vez, vemos a brincadeira de cadeiras diferentes em volta da mesa de jantar.
Para dar maior praticidade e ganhar espaço, uma curiosidade : as áreas do banheiro foram divididas e distribuídas pelo apartamento. Perto do sofá, ficou uma bancada com a pia, próximo um espaço apenas para o banho, e na entrada, um pequeno lavabo, apenas com o vaso sanitário. Diferente, não acham ?