O desafio deste projeto das arquitetas Cristina e Laura Bezamat, da Bezamat Arquitetura, era transformar um apartamento antigo de 70 m² no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, em uma casa onde um pai na faixa dos 40 anos, pudesse morar confortavelmente com sua filha. O objetivo das arquitetas era criar um espaço funcional e descolado para um homem solteiro, mas que atendesse à presença de uma criança também.
Para ampliar o ambiente da sala, algumas paredes foram demolidas para que a sala de estar se integrasse à cozinha. Para a cozinha crescer, o espaço do antigo quarto de empregada foi incorporado. A mesa integrada atende às refeições, e ao pedido do morador, que é um colecionador de jogos e recebe os amigos para jogar. A madeira nogueira cria o clima masculino desejado, e o detalhe do laranja na parte superior da cozinha, traz um toque de cor e ousadia ao projeto. O piso claro, assim como os estofados em tons neutros dão amplidão ao espaço.
O mobiliário, com muito design brasileiro, dá personalidade ao apartamento. Mesmo sendo um apartamento pequeno, as arquitetas tiveram o cuidado de fazer um projeto luminotécnico para valorizar cada espaço, como os rasgos de luz na cozinha e a escolha das luminárias Beat do designer Tom Dixon.
Fotos MCA Estudio